ABACAXI ATÔMICO

O Turista

21/01/2011

Se uma pessoa estranha – e estonteante – em quem você esbarra num trem, com quem você brinca de flertar, oferece a você uma carona num barco-taxi em Veneza e, posteriormente, convida a se hospedar com ela em um dos mais caros hotéis da cidade obviamente você vai com ela, não vai?

O remake de Florian Henckel von Donnersmarck é fiel à proposta meio nonsense do original francês de Anthony Zimmer, de 2005. Um thriller de espionagem que se passa na Europa e que acompanha Frank, um professor de matemática americano que está de férias no velho continente, e que se vê envolvido numa trama que conta com mafiosos, Scotland Yard, Interpol e uma misteriosa e bela dama num trem – meio Agatha Christie, né?

A escolha dos protagonistas – que passou pelas mãos de Tom Cruise e Sam Worthington, além de Charlize Theron – ajuda bastante a criar a simpatia pelo filme e, em grande parte é o que sustenta o interesse do espectador ao longo da película.

O problema de “O Turista”, porém, é a mão do diretor que, ao invés de abraçar de vez a veia cômica que tem em mãos, leva a trama, os atores e a si mesmo sério demais, enquanto as outras pessoas da equipe já entregaram o processo para o lado Jerry Lewis da força.

Não dá para culpar a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood por enquadrar o filme na categoria Comédia/Musical quando absolutamente tudo na trama aponta para isso. Policiais italianos caricatos, mafiosos russos, fugas em telhados, quedas de telhados. Além disso, no roteiro de Julian Fellowes, Christopher McQuarrie e Jeffrey Nachmanoff isso fica ainda mais claro, cheio de tiradas espertas e piadas sobre os hábitos dos turistas americanos. A mão cômica pesa ainda mais nas falas do personagem de Depp, que vez ou outra visita o senhor Sparrow para referências de atuação.

Se, como eu, você se entregar à experiência com mente aberta para uma sessão pipoca descompromissada, vai ficar tudo bem.

Avaliação:

The Tourist. EUA, 2010. Direção: Florian Henckel von Donnersmarck Com: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Steven Berkoff, Timothy Dalton, Rufus Sewell. Cor, 103 min.

Site Oficial: http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/oturista/



Google